O que são influenciadores digitais e como eles podem aumentar suas vendas

gesto Marketing Digital Sem Comentários

Utilizar a popularidade de um influenciador digital é talvez uma das maiores tendências de Marketing Digital em 2017. De acordo com o eMarketer, empresa americana que realiza pesquisas de comportamento do consumidor, somente em 2016 os empresários americanos investiram U$ 570 milhões de dólares em influenciadores com atuação somente no Instagram.

Mesmo os profissionais mais renomados de Marketing têm consciência que a “propaganda boca a boca” é a melhor maneira de promover um produto ou serviço. Trata-se apenas de confiança, pois todos nós estamos mais propensos a confiar na opinião ou recomendação de alguém que conhecemos.

Pense no influenciador digital como uma indicação boca a boca, só que ao invés de ocorrer em um bate papo informal entre amigos, a relação ocorre na internet. Isso porque os influenciadores digitais na maioria das vezes não são realmente amigos das pessoas que os seguem, porém devido ao seu alto nível de relevância exercem quase a mesma influência.

Influenciadores são considerados líderes confiáveis e principalmente, formadores de opinião. Seus seguidores respeitam suas recomendações pois entendem que existe uma preocupação com seus sentimentos, vontades e principalmente com seu bem-estar. A parceria com o influenciador correto pode ser extremamente benéfica para sua marca, principalmente se você procura apresentar sua empresa, produto ou serviço para novos públicos consumidores.
Muitas vezes marcas vão em busca de celebridades de renome como influenciadores, sem analisar o custo benefício pois certamente essa estratégia vai custar uma fortuna.

A melhor estratégia é se concentrar em influenciadores de nicho, que tem interesses ou são especialistas em assuntos que estão alinhados com a comunicação da sua marca. Não apenas é mais rentável trabalhar com esse perfil de influenciador, como elas certamente irão atingir audiências que estarão suscetíveis a ouvir o que sua marca deseja comunicar.

Ao contratar uma Agência de Marketing Digital que realize o planejamento da sua comunicação, ela pode indicar através de análises detalhadas quais os influenciadores digitais mais importantes do seu nicho e como eles podem alavancar seu negócio de maneira relevante.