fbpx

Blog da Gesto Marketing Digital

10 dicas para aumentar os pedidos de orçamento através do seu site

por | jun 28, 2019 | Dicas de SEO, Empreendedorismo Digital

 

 Se você trabalha oferecendo serviços para seus clientes pela internet, sabe como um pedido de orçamento é um passo importante na jornada de compra de seus consumidores.

É neste momento que você tem a chance de mostrar seu serviço e deve buscar concluir a compra, fidelizando o cliente. Mas como fazer com que o número de pedidos de orçamento através do seu site aumente?

Separamos algumas dicas para ajudar você a ultrapassar este primeiro obstáculo nas suas vendas pelo espaço digital.

1. Mostre-se como um especialista

 Se você quer vender seu serviço pela internet, o primeiro passo é fortalecer sua marca no meio digital.

Isso não significa apenas ter um “carrinho” para seu cliente realizar seus pedidos, mas mostrar que você é um especialista na sua área, dando dicas, oferecendo conselhos e explicando novidades para os clientes.

Oferecer conteúdo de qualidade e que ajude os consumidores a resolver seus problemas irá colocar você como uma marca a ser considerada quando o assunto estiver dentro da área dos seus produtos.

Além de fidelizar clientes, você conseguirá atrair novos, que passarão a conhecer sua marca.

2. Tenha presença online

Ter um bom conteúdo é extremamente importante, mas de nada irá adiantar se os seus clientes não conseguirem navegar no seu site.

Por isso, invista em sua plataforma, tornando os atalhos do seu site acessíveis e as informações sobre sua empresa claras para os consumidores.

Uma sessão de perguntas e respostas completa, por exemplo, irá passar mais confiança para quem procurar seus serviços. Além disso, lembre-se de tornar seu site respondível para celulares e tablets.

3. Invista em estratégias de SEO

Agora que o site está fácil de navegar e já conta com as principais informações que um usuário procura, está na hora de torná-lo visível para aqueles que ainda não conhecem sua marca.

A forma mais eficiente de fazer isso é investindo em técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que nada mais são do que estratégias para melhorar o posicionamento de um site nas páginas de busca. Assim, mais pessoas conseguirão chegar até você!

Para lhe ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas de SEO que irão aumentar a visibilidade da sua página. Confira:

  • Desenvolva conteúdos relevantes para o público;
  • Utilize palavras-chave nas URL’s e títulos das páginas;
  • Adicione links internos nas postagens do seu site;
  • Defina intertítulos nos seus conteúdos (Heading 1, Heading 2…)
  • Monitore constantemente os resultados do site.

 4. Utilize CTA

Os chamados “call to action”, ou botões de ação, são uma forma clara e direta de convidar seu usuário a pedir um orçamento em seu site, sendo um ótimo aliado para se ter à mão.

O CTA deve ser objetivo e deixar claro para o usuário a ação que será tomada a seguir, além de ser chamativo para poder conquistar esse novo visitante que chegou até você.

Você pode torná-lo ainda mais atrativo utilizando cores destacadas e palavras como:

  • Baixar gratuitamente;
  • Faça um teste drive;
  • Assine agora;
  • Saiba mais;
  • Comece agora.

5. Deixe seu formulário fácil e acessível

O CTA é a primeira ação que o usuário irá realizar, mas para receber seu orçamento, ele precisará passar informações, e é aqui que entra o formulário.

Defina o que você precisa saber sobre os problemas dos clientes antes de oferecer seu orçamento e deixe as perguntas claras e objetivas, afinal, ninguém gosta de perder tempo respondendo um questionário enorme, não é mesmo?

Investir em um formulário otimizado e acessível irá fazer com que o seu consumidor economize tempo, além de melhorar a comunicação entre vocês!

6. Utilize seu e-mail marketing

Com uma base de contatos estabelecida, você já pode começar a usar e-mails para ativar seus clientes e antigos compradores, mostrando suas novidades, promoções ou lembrando a eles porque o seu serviço é vantajoso.

Seguindo técnicas e boas práticas de e-mail marketing você irá evitar o spam e trazer informações relevantes para seus clientes.

Algumas práticas que você pode utilizar no seu e-mail marketing são:

  • Desenvolver assuntos que despertam a curiosidade dos leads;
  • Investir em e-mails curtos e com poucas imagens, de forma que o seu contato não perca muito tempo lendo;
  •  Não redigir e-mails muito formais, pois estes são mais cansativos de ler;
  • Adicione palavras e botões clicáveis ao longo do e-mail marketing, para que o lead seja encaminhado para o seu produto, oferta ou conteúdo.

7. Considere o potencial das Landing Pages

Datas comemorativas, eventos online e aniversário da loja são alguns exemplos de situações que podem ser transformadas em uma boa landing page para converter seu visitante em um lead.

Se forem utilizadas de forma adequada, essas páginas podem captar informações relevantes sobre seus potenciais clientes para que você consiga aproveitá-las em suas estratégias de marketing.

8. Planeje a jornada dos seus consumidores

Entender o passo a passo que leva o consumidor a comprar seu produto é essencial para conseguir mais orçamentos pela internet.

Por isso, busque saber quais são os problemas que seus clientes estão enfrentando e defina como você pode ajudá-los com seu produto. Assim, você poderá apresentar uma solução a eles.

Esse tipo de informação pode ser utilizada em várias de suas estratégias, desde seu blog, e-mails marketing e até o layout total do seu site.

9. Aposte nas redes sociais

As redes sociais ainda são uma das melhores formas de aproximar a marca de seus clientes e fortalecer o seu branding, e você pode fazer isso de forma totalmente orgânica, caso não tenha verba para uma ação patrocinada.

Lembre-se de postar sempre conteúdo relevante para aqueles que procuram seus serviços e de se posicionar como um especialista na sua área, alguém capaz de oferecer soluções reais aos seus seguidores.

10. Mantenha bons canais de dúvidas

O atendimento de clientes e visitantes também pode ajudar você a conseguir mais pedidos de orçamento.

Por isso, aposte em diferentes formas de permitir que os usuários entrem em contato com você, seja através do e-mail, redes sociais ou pelo WhatsApp.

Estar presente é uma ótima maneira de fazer os visitantes sentirem segurança em seu trabalho!

 

Por Fábio Langer – Analista SEO
Estuda SEO desde 2004 já tendo participado de mais de 50 eventos e cursos na área e diversos locais no Brasil. Já otimizou mais de 100 sites e hoje é Diretor da Gesto Marketing Digital, primeira agência da Serra Gaúcha focada em SEO e Performance.

Precisa de ajuda para entender os resultados das suas campanhas de Marketing Digital? Clique no botão abaixo e solicite um orçamento.

Shares
Share This

Gostou deste artigo?

Compartilhe com seus amigos nas Redes Sociais.

Shares