10 dicas para aumentar os pedidos de orçamento através do seu site

por | jun 28, 2019 | Dicas de SEO | 0 Comentários

Se você trabalha oferecendo serviços para seus clientes pela internet, sabe como um pedido de orçamento é um passo importante na jornada de compra de seus consumidores. É neste momento que você tem a chance de mostrar seu serviço e deve buscar concluir a compra, fidelizando o cliente.

Mas como fazer com que o número de pedidos de orçamento através do seu site aumente?

Separamos algumas dicas para ajudar você a ultrapassar este primeiro obstáculo nas suas vendas pelo espaço digital.

 

1. Mostre-se como um especialista

 

Se você quer vender seu serviço pela internet, o primeiro passo é fortalecer sua marca no ambiente digital. Isso não significa apenas ter um “carrinho” para seu cliente realizar seus pedidos, mas mostrar que você é um especialista na sua área, dando dicas, oferecendo conselhos e explicando novidades para os clientes.

Oferecer conteúdo de qualidade e que ajude os consumidores a resolver seus problemas irá colocar você como uma marca a ser considerada quando o assunto estiver dentro da área dos seus produtos. Além de fidelizar clientes, você conseguirá atrair novos, que passarão a conhecer sua marca.

 

2. Tenha presença online

 

Ter um bom conteúdo é um passo, mas de nada irá adiantar se seus clientes não conseguirem navegar no seu site. Por isso, invista em sua plataforma, torne os atalhos de seu site acessíveis e as informações sobre sua empresa claras para os consumidores. Uma sessão de perguntas e respostas completa, por exemplo, vai passar confiança para quem procurar seus serviços. Não se esqueça de também tornar seu site responsível para celulares e tablets.

 

3. Invista em estratégias de SEO

 

Agora que seu site está fácil de navegar e conta com as principais informações que um usuário procura, está na hora de se tornar visível para aqueles que ainda não conhecem sua marca. Aqui, as técnicas de SEO são essenciais. Otimize suas páginas para que elas sejam bem ranqueadas no Google e para que mais pessoas possam chegar até você.

 

4. Utilize CTA

 

Os chamados “call to action”, ou botões de ação, são uma forma clara e direta de convidar seu usuário a pedir um orçamento em seu site, sendo um ótimo aliado para se ter à mão. O CTA deve ser objetivo e deixar claro para o usuário a ação que será tomada a seguir, além de ser chamativo, para poder conquistar esse novo visitante que chegou até você.

 

5. Deixe seu formulário fácil e acessível

 

O CTA é a primeira ação do usuário, mas para receber seu orçamento, ele precisará passar informações e é aqui que entra o formulário. Defina o que você precisa saber sobre os problemas dos clientes antes de oferecer seu orçamento e deixe as perguntas claras e objetivas, afinal, ninguém gosta de perder tempo respondendo um questionário enorme. Mas um formulário bem otimizado irá ajudar seu consumidor a economizar tempo, além de melhorar a comunicação entre vocês.

 

6. Utilize seu e-mail marketing

 

Com uma base de e-mails, você pode começar a utilizar seus e-mails para ativar seus contatos e antigos clientes, mostrando suas novidades, promoções ou lembrando a eles porque seu serviço é vantajoso. Seguindo técnicas de boas maneiras de e-mail marketing, você pode evitar o spam e trazer informações relevantes para seus clientes.

 

7. Considere o potencial de landing pages

 

Datas comemorativas, ocasiões especiais, aniversário da loja. Tudo pode ser transformado em uma boa landing page para converter seu visitante em um lead e conseguir mais pedidos de orçamentos. Utilizadas de forma adequada, essas páginas podem captar informações relevantes sobre seus potenciais clientes para você utilizar em suas estratégias.

 

 8. Planeje a jornada dos seus consumidores

 

Entender o passo a passo que leva seu consumidor a comprar seu produto é essencial para conseguir mais orçamentos pela internet. Procure descobrir quais são os problemas que seus clientes estão enfrentando e defina como você pode ajudá-los. Em seguida, mostre isso a eles. Esse tipo de informação pode ser utilizada em várias de suas estratégias, desde seu blog ou e-mail marketing até o layout total do seu site.

 

9. Aposte nas redes sociais

 

As redes sociais ainda são uma das melhores formas de aproximar a marca de seus clientes e fortalecer o seu branding. E você pode fazer isso de forma totalmente orgânica, caso não tenha verba para uma ação patrocinada. Lembre-se de postar sempre conteúdo relevante para aqueles que procuram seus serviços e de se posicionar como um especialista na sua área, alguém capaz de oferecer soluções reais aos seus seguidores.

10. Mantenha bons canais de dúvidas

 

Atendimento aos clientes e visitantes também pode ajudar você a conseguir mais pedidos de orçamento. Por isso, use e abuse de diferentes formas de permitir que os usuários entrem em contato com você, seja por e-mail (e busque sempre responder de forma completa e rápida), seja pelas redes sociais ou pelo whatsapp. Estar presente é uma ótima técnica para fazer os visitantes sentirem segurança em seu trabalho.

 

Por Fábio Langer – Analista SEO
Estuda SEO desde 2004 já tendo participado de mais de 50 eventos e cursos na área e diversos locais no Brasil. Já otimizou mais de 100 sites e hoje é Diretor da Gesto Marketing Digital, primeira agência da Serra Gaúcha focada em SEO e Performance.

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