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Sistema de Automação de Marketing Digital: como melhorar os resultados da sua empresa?

por | mar 15, 2021 | Empreendedorismo Digital, Marketing Digital

É fato que todas as empresas buscam um número maior de clientes diariamente. No entanto, conquistar essas novas pessoas e fazer com que elas comprem o seu produto ou serviço pode ser uma tarefa um tanto quanto difícil. Atualmente, uma das ferramentas que tem ajudado nisso é o Sistema de Automação de Marketing Digital.

Outro ponto é que os sites são mais do que o portfólio das empresas na Internet, são um canal constante de comunicação entre ela e seu cliente, ou até mesmo com seus leads – que são os possíveis novos clientes.

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Mas, manter todas essas tarefas alinhadas não é nada fácil. Tudo isso demanda muito esforço por parte da empresa e também da Agência de Marketing Digital que faz o seu trabalho de divulgação na Web.

Para a nossa sorte, atualmente existem inúmeros Sistemas de Automação de Marketing Digital, que são capazes de identificar em que estágio do funil os leads estão, o que torna cada vez mais efetiva as campanhas de divulgação.

Pois bem, você deve estar se pensando: O que é um Sistema de Automação? Como fazer tudo isso? Como integrar meu time de vendas e meu setor de marketing para aumentar as vendas?

Calma, explicaremos tudo a seguir.

Para essa leitura, um cafézinho e um bloco de notas podem ser dois grandes aliados. Um para lhe manter atento, e o outro para anotar nossas dicas e informações.

 

Boa leitura!

 

O que é um Sistema de Automação?

 

Como já dito na introdução deste artigo, existem inúmeros softwares e plataformas de Automação de Marketing Digital atualmente. A Gesto é parceira da Resultados Digitais e utiliza o RD Station em suas campanhas e trabalhos.

Um Sistema de Automação de Marketing Digital é aquele capaz de captar diversas informações dentro do seu site ou Rede Social e tratá-las da melhor forma para que você possa colocá-los em suas estratégias de divulgação.

Muitas vezes ele é confundido com o Customer Relationship Management (CRM) ou visto somente como uma plataforma de E-mails Marketing. 

Para entendermos melhor as diferenças, podemos pensar que o primeiro é um sistema que mantém uma relação entre a sua empresa e o cliente já conquistado, uma fidelização. 

Enquanto o segundo é um dos tópicos e aplicações que um Sistema de Automação de Marketing Digital pode fazer.

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Em alguns Sistemas de Automação, como o caso do RD, é possível até mesmo criar os E-mails Marketing, Landing Pages e Formulários, além da facilidade de se integrarem com outras plataformas.

Entretanto, mesmo que os softwares de automação tenham um serviço vasto de atuação, devemos ter em mente que eles não fazem nenhum trabalho sozinho. É necessário muito estudo e análise das informações fornecidas para saber qual as melhores estratégias para atuar.

Utilizar um Sistema de Automação é essencial para o crescimento de sua empresa. Ele também é muito eficiente na hora saber em qual etapa do funil de vendas o lead se encontra. 

Além disso, os dados fornecidos são excelentes para o time de vendas. Após um lead ser marcado como oportunidade, ele pode receber algum contato de algum vendedor da empresa para se tornar um cliente efetivo.

O que é um Sistema de Automação?

Se você chegou até essa parte do artigo, certamente já entendeu o que é um Sistema de Automação.

Pois bem, agora vamos ver quais são as suas principais funcionalidades desses softwares:

Fluxos de Automação

 

A criação de fluxos de automação é um das grandes funcionalidades de qualquer Sistema de Automação de Marketing Digital. Eles são nada mais do que uma sequência de ações automáticas, disparadas por meio de gatilhos, ou seja, estímulos que o visitante deixou dentro do seu site ou Rede Social.

Um bom exemplo é o seguinte: A pessoa X acessou o site de sua empresa, selecionou algum produto, mas não comprou. Ao chegar na parte de selecionar o seu produto, você pode colocar como meta, ou gatilho, enviar um e-mail para que esse usuário retorne ao site para finalizar a compra.

É possível criar diversos fluxos dentro de um Sistema de Automação como: fluxo de nutrição, de abandono de carrinho, de ativação, de up sell/cross sell e de indicação.

Os Fluxos de Automação também são excelentes estratégias para um pós-venda de qualidade.

 

Atribuição de Leads

 

Dentro do Marketing Digital, chamamos de lead aquela pessoa caracterizada como um potencial cliente de seu negócio.

Dentro do Sistema de Automação de Marketing Digital que você utiliza, é muito importante manter sempre atualizado o status que essa pessoa se encontra. Se ela é um interessado, um qualificado, uma oportunidade ou se já tornou-se cliente.

Outro ponto muito importante, é deixar atualizado quem é o seu funcionário responsável por manter um contato com esse lead. Aqui, normalmente, essa é uma função da equipe de vendas, mas que pode passar pelo marketing para manter as estratégias alinhadas.

 

E-mail Marketing

 

Umas das estratégias mais antigas no meio digital é utilizar o E-mail Marketing para se comunicar com o seu potencial cliente ou, até mesmo, para fidelizar um.

No entanto, por algum tempo essa ferramenta passou a ser vista de uma forma negativa por muitas pessoas. O alto número de envios por algumas empresas fez com que os E-mails Marketing se tornassem menos eficazes.

Contudo, nos últimos tempos, essa estratégia voltou a ser melhor utilizada. Sendo atrelada em campanhas de remarketing, que tem como objetivo recapturar um potencial cliente, ou até mesmo para manter sua base de contatos atualizada.

Quando bem utilizado, o E-mail Marketing pode ser um grande aliado para o seu crescimento no mundo digital.

 

Segmentação de Base

 

Já falamos um pouco sobre os leads e também sobre os E-mails Marketing, mas outro ponto bem atrativo na utilização de um Sistema de Automação de Marketing Digital é a Segmentação de Base.

Por meio dela, você pode separar os contatos em diversas abas como cargo, cidade, estado, setor de atuação. Tudo isso só tende a melhorar o seu canal de comunicação com sua base.

Além disso, é uma excelente forma de saber em qual estado do funil de vendas que esse contato está. Isso ajuda a escolher a melhor estratégia para ele, a melhor forma de comunicar e apresentar o seu produto, causando o desejo de compra.

 

Testes A/B

 

Outra funcionalidade que podemos encontrar nos Sistemas de Automação de Marketing Digital é a possibilidade de realizar Testes A/B.

Mas, o que são esses testes?

Os Testes A/B é nada mais do que criar duas variáveis para a sua estratégia e, na hora de disparar, dividir o seu público alvo em dois para ver qual das opções gerará um melhor retorno.

Exemplo: Um E-mail Marketing sobre um novo curso que sua empresa está oferecendo. Em um deles você coloca o formulário na direita e na outra coloca na esquerda. Após o período de cadastramento das pessoas nesse curso, você pode ver qual das opções gerou um melhor resultado para ser aplicado nas próximas campanhas.

 

Relatórios

 

A última finalidade, mas não menos importante do que as outras, de um software de automação são os relatórios.

Por meio de dados obtidos com base no que foi criado como estratégia dentro do Sistema de Automação que você utiliza, ele gerará os resultados, em qual estágio do funil houve uma melhor taxa de conversão entre outras respostas.

Dados esses que são muito importantes para você saber como se comunicar nas próximas campanhas.

 

Por que utilizar um Sistema de Automação de Marketing Digital?

 

Não importa qual é o tamanho de sua empresa, se o desejo é continuar crescendo é necessário investir na Internet e em Marketing Digital.

Ao decorrer desse artigo, explicamos um pouco sobre como funcionam os Sistemas de Automação de Marketing Digital e também as principais funcionalidades deles.

Se, mesmo assim, você ainda não se convenceu sobre a importância de contratar uma agência de Marketing Digital e deixar ela fazer esse tipo de trabalho, vamos para mais alguns pontos bem importantes desse trabalho.

Uma das principais justificativas para escolher utilizar um desses softwares é que ele esquecerá, pelo menos por algum tempo, o topo do funil, ou seja, aqueles visitantes que acabam não gerando nenhum retorno em seu site.

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Por meio dessas ferramentas é possível identificar quantas vezes essa pessoa já acessou o seu site e criar gatilhos para que ela compre algum produto seu, ou se cadastre em sua Newsletter por exemplo.

Você pode estar se perguntando: mas isso pode fazer diminuir o número de visitas no meu site?

A resposta é sim e não. Ao mesmo tempo em que ele passa a focar mais no meio do funil, que são aquelas pessoas que já estão considerando investir em um produto seu, o boca a boca ainda também pode ser muito forte. Após usufruir de seu serviço, ela pode indicar para um conhecido, e aí iniciar toda uma nova jornada.

Conclusão

Escolher o melhor Sistema de Automação de Marketing Digital que se encaixe com os resultados que sua empresa quer ter pode demorar algum tempo. Contudo, atualmente, é de suma importância utilizar um software desse segmento para um crescimento correto na web.

São infinitas as ações que podem ser criadas dentro de um sistema desses, no entanto, é importante ter os profissionais certos para auxiliar nesse trabalho.

Não se preocupe, a Gesto foi a primeira agência da Serra Gaúcha a focar em SEO, estamos mais do que prontos para receber a sua demanda e lhe auxiliar.

Conte com a Gesto para obter os melhores resultados. 😉

 

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