Como oferecer conteúdo de qualidade para seus clientes?

por | jun 28, 2019 | Dicas de SEO | 0 Comentários

Como profissional de marketing, você deve saber que uma das principais dicas para conseguir um bom posicionamento nas buscas do Google é aliar técnicas de SEO à produção de conteúdo de qualidade. Mas o que é conteúdo de qualidade? Abaixo, listamos 3 passos que você deve cumprir para destacar seu conteúdo em meio ao mar de informações que existe na internet.

 

1. Focar no cliente

 

O que pode ser um conteúdo muito interessante para você pode não ser para seu público-alvo. É aí que entra a importância da buyer persona: seu cliente ideal. Trace um perfil do que você acredita ser essa pessoa, com gênero, idade, classe social e região onde ela mora. Digamos, por exemplo, que você tenha um site de cortadores de grama. Sua persona ideal seria um homem de 40 anos com casa própria no subúrbio. Vamos chamá-lo de Pedro.

Lembre-se, no entanto, de não recair em estereótipos e sempre basear sua persona nos dados recolhidos dos clientes reais da sua empresa. Você pode analisar as informações dos visitantes do seu site, canal do YouTube ou loja online. Talvez você descubra que mais mulheres ou jovens estejam comprando cortadores de grama. Além de isso ajudar a construir sua persona, sua empresa pode acabar descobrindo um nicho de mercado interessante.

Uma vez que você definir com quem você vai falar, descubra do que sua persona precisa e o que ela está procurando. Foque nas dúvidas e dores dela. No caso do Pedro, ele pode estar pesquisando os tipos diferentes de cortadores de grama, os melhores cortadores de grama para quintais pequenos ou dicas de como limpar as lâminas do seu cortador de grama. Enquanto para sua empresa pode parecer mais interessante falar sobre as premiações internacionais da sua marca de cortadores de grama, o Pedro vai preferir textos que tirem suas dúvidas pessoais.

Não esqueça, também, de adequar tom de voz, vocabulário e identidade visual do seu conteúdo à sua persona.

 

2. Garantir que os conteúdos estejam otimizados para SEO

 

Além de fazer o melhor conteúdo para seu público, é necessário fazer com que seu conteúdo seja otimizado para buscadores como o Google ou o Bing. Para isso, usamos mecanismos de SEO (Search Engine Optimization).

Algumas dicas de como fazer isso são sempre checar sua posição no Google em aba anônima, para não viciar o resultado da sua busca. Também é importante usar ferramentas adequadas para buscar palavras-chave, como o Google Trends ou o Keyword Planner.

 

Qualidade, para SEO, quer dizer que o conteúdo é original, está atualizado e precisa responder às principais dúvidas de quem busca sobre o assunto, então é importante se atentar a isso. Seu conteúdo deve cumprir, também, o que o título sugere e não ser enganoso. Boas práticas para títulos incluem usar números (“10 tipos de cortadores de grama”), conversar diretamente com o público (“Como você pode achar o cortador de grama ideal”), explicações (“Como limpar lâminas de cortadores de grama”) ou perguntas (“Qual o cortador de grama ideal para você?”). Seu conteúdo deve responder diretamente a esses títulos para não frustrar o leitor.

Além do texto, imagens e vídeos também podem ser otimizados para os resultados de buscadores. Portanto, não se esqueça de aplicar regras de SEO e divulgar melhor todo o seu conteúdo e seus produtos.

3. Não esquecer de se vender para gerar leads

Quando for criar conteúdo que ajude seu público, não esqueça de que um bom conteúdo também significa aquele que traz retorno para sua marca. Um bom texto de “Como limpar a hélice de cortadores de grama”, por exemplo, pode reverter em vendas de máquinas de cortar grama.

 

Na verdade, resolver os problemas do seus clientes e criar um bom relacionamento com eles é uma ótima estratégia de marketing de conteúdo. Em um mercado cada vez mais cheio, ajudar as pessoas lhes entregando conteúdo relevante pode ser mais promissor do que simplesmente anunciar os seus produtos e serviços.

 

Ao focar na persona, garantir que seus conteúdos estejam otimizados e usar seu conteúdo para gerar leads, sua marca consegue criar conteúdo de qualidade, facilitando a vida do seu consumidor e criando um relacionamento melhor entre clientes e marcas. Dessa forma, seu conteúdo pode até conseguir alavancar suas vendas.

Por Fábio Langer – Analista SEO
Estuda SEO desde 2004 já tendo participado de mais de 50 eventos e cursos na área e diversos locais no Brasil. Já otimizou mais de 100 sites e hoje é Diretor da Gesto Marketing Digital, primeira agência da Serra Gaúcha focada em SEO e Performance.

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