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Conteúdos interativos: Entenda como engajar seu público!

por | abr 27, 2020 | Dicas de SEO

Com o passar do tempo, os conteúdos interativos se tornam cada vez mais populares no meio digital.

Isso porque, além de permitirem uma interação mais próxima com o usuário, estes conteúdos oferecem uma experiência totalmente diferente e inovadora.

Quem nunca experimentou fazer um daqueles quizzes de personalidade do BuzzFeed ou até mesmo respondeu algum questionário aleatório no Facebook ?

Estes são apenas alguns exemplos de conteúdos que podem ser usados para aumentar suas conversões e engajar seu público. Bora entender mais sobre o assunto?!

 

O que são Conteúdos Interativos?

Como o próprio nome já diz, conteúdos interativos são materiais que permitem uma dinâmica de interação com o público, ou seja, que nos possibilita clicar, tomar decisões e responder perguntas de forma simples e divertida.

Entre os vários tipos de conteúdo que existem, os 5 mais utilizados são:

Quiz

Os quizzes são um ótimo exemplo de conteúdo interativo que é muito popular no meio digital. Este tipo de material pode ser usado tanto para divertir o público, como para informar de forma prática algum tema ou assunto.

Para entender melhor, confira este exemplo: Clara tem uma empresa de assessoria para cidadania italiana. Ao criar um quizz de perguntas e respostas no seu site , ela irá atrair pessoas que tenham vontade de obter a cidadania e, ao mesmo tempo, estará educando o público sobre como funciona o processo.

Dessa forma, Clara consegue promover sua empresa e ajudar o público a esclarecer dúvidas, incrível não é mesmo?!

Você também pode aliar este tipo de conteúdo com outras estratégias para aumentar a visibilidade da sua empresa, como artigos informativos, guias e e-mails marketing .

Slides

Apesar de parecer simples, oferecer um download de slides no seu site é uma ótima forma de interagir com o público e oferecer um conteúdo de qualidade.

Além de fazer com que a leitura seja mais fluida e dinâmica, os slides possibilitam que mais pessoas possam compartilhar entre si o seu material, fazendo com que a sua marca seja mais conhecida entre as pessoas.

Uma dica é fazer tópicos e, se possível, adicionar ilustrações ao longo dos slides para que a leitura seja ainda mais prática.

Landing Pages

Se você trabalha com marketing digital, provavelmente já deve ter ouvido falar nas landing pages.

Essas páginas tem o objetivo de gerar conversões, solicitando dados como e-mail e nome dos usuários.

No entanto, para despertar o interesse do público, é muito importante adicionar elementos como ilustrações, cores e botões de destaque.

Além disso, você pode incluir promoções e ofertas para tornar a sua landing page ainda mais atrativa.

Questionários

Quantas vezes você já se deparou com questionários de satisfação após baixar um aplicativo ou criar uma conta em alguma rede social?

Este tipo de conteúdo está presente no dia a dia de milhares de pessoas e, se bem planejado, pode trazer grandes resultados!

Você pode desenvolver questionários com intuito de saber quais são as necessidades da pessoa que está acessando a sua página, ou até pedir sugestões de conteúdos que ela gostaria de ver.

Desse modo, você terá uma noção do que o seu público precisa e, ainda por cima, coletar dados para enviar promoções e ofertas que interessem a ele.

Posts com múltiplas escolhas

Por fim, um dos conteúdos interativos que tem ganhado mais destaque nas mídias sociais são as múltiplas escolhas.

Ao deslizar o dedo pelos stories do Instagram com certeza você já deve ter visto as famosas caixinhas de perguntas ou opções de sim ou não para clicar, certo?

Com tantos adeptos às redes sociais, é importante que você crie uma conta para a sua marca nas mídias, assim, você permitirá que o público interaja com a sua página e divulgue seus produtos.

Faça posts com duas ou três opções de produtos e peça para as pessoas escolherem qual o melhor nos comentários, além do mais, você também pode divulgar promoções e fazer sorteios através dessas mídias.

Quais as Vantagens de usar Conteúdos Interativos?

Para criar conteúdos que tenham um bom desempenho é preciso investir tempo e, em alguns casos, até recursos para promovê-los. Por isso, muitas pessoas acabam ficando em dúvida se devem ou não apostar nesse tipo de material.

Sabendo dessa insegurança, resolvemos separar algumas vantagens de usar conteúdos interativos no seu negócio: 

Engajar o Público 

Ao proporcionar novos tipos de conteúdo para o público, você estará aumentando o engajamento com a sua marca.  Seja através de followers nas redes sociais ou acessos frequentes no seu site, isso irá fazer com que o seu negócio ganhe cada vez mais visibilidade no mercado.

Feedback de Usuários 

Outra grande vantagem de desenvolver conteúdos interativos é a possibilidade de receber feedbacks dos usuários.

Usando materiais diferentes e sobre assuntos distintos, você conseguirá perceber como está a aceitação do público sobre determinado produto ou serviço da sua empresa. Dessa forma, você poderá focar no que seus clientes tem mais interesse!

Gerar Leads

Por último, mas não menos importante, os leads são uma ótima forma de fidelizar clientes e gerar mais conversões. 

Utilizando conteúdos que solicitam dados como e-mail e área de atuação, você poderá formar uma base de contatos sólida e enviar ofertas especiais.

Aumente suas vendas!

Como você pode perceber, os conteúdos interativos são uma ótima forma de gerar conversões e estabelecer uma boa relação com o público. 

Mas para que seus conteúdos sejam acessados, é extremamente importante apostar em estratégias que tragam as pessoas até a sua marca. 

Se você procura uma agência séria e comprometida com resultados, entre em contato conosco, teremos o prazer de te ajudar com seu negócio!

 

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