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Identidade visual para empresas: Como o mundo reconhece o seu negócio?

por | set 30, 2020 | Empreendedorismo Digital

Quando falamos em identidade visual para empresas, estamos nos referindo a como esse negócio é apresentado no mercado.

Afinal, não basta ter um produto ou serviço qualificado, também é necessário marcar presença e chamar a atenção do público.

 Se você ficou curioso pra entender mais sobre o assunto, confira à seguir o artigo que preparamos com muito carinho para você.

Boa leitura!

O que é identidade visual? 

A identidade visual de uma empresa nada mais é que a aparência dessa organização. Ela é composta por diversos elementos gráficos que refletem a personalidade e os valores da empresa. São eles:

  • Logotipo;
  • Fontes;
  • Cores;
  • Composições.

Esses fatores são responsáveis por transmitir o conceito da marca e orientar os clientes sobre do que se trata.

Portanto, a criação de uma identidade visual deve ser realizada com capricho e atenção, para que a proposta do seu negócio seja transmitida de forma clara e interessante para o público.

Qual a importância da identidade visual para empresas?

Ao ver uma certa combinação de cores ou uma fonte específica, aposto que você logo se lembra de marcas famosas ou até produtos que foram marcantes para você.

Isso porque, além do investimento em marketing e divulgação, essas empresas estudam a fundo quais são as melhores combinações de elementos visuais para que o público se identifique com a marca.

O que comprova ainda mais como uma boa identidade visual para empresas é fundamental para garantir o sucesso do negócio!

Através de pesquisas e estudos sobre o significado de cores e símbolos, é possível criar uma identidade que expresse os valores e personalidade da sua marca. 

Desse modo, você estará atribuindo mais credibilidade e seriedade ao seu empreendimento.

Como fazer uma identidade visual?

Durante o processo de criação de uma identidade visual, é extremamente importante seguir algumas etapas para garantir que a aparência da marca corresponda à mensagem que você quer transmitir.

1. Conheça a sua Persona

Para que o público se conecte com a sua marca é muito importante definir quem é a persona do seu negócio. 

Esse termo é muito utilizado no marketing digital para caracterizar clientes ideais, assim, é possível entender as necessidades desses clientes e desenvolver estratégias para atraí-los. 

Portanto, algumas perguntas que você pode fazer para definir a sua persona são: 

  • Qual a idade e o sexo da sua persona?
  • Quais são suas preocupações do dia a dia?
  • Qual seu nível de escolaridade? 
  • No que ela trabalha?
  • Quais são as outras marcas que ela gosta?
  • Como o seu produto/ serviço pode ajudá-la?

2. Defina a missão do seu negócio

A segunda etapa de desenvolvimento da sua identidade visual é avaliar qual o propósito da sua empresa. 

Isto é, o que você tem para oferecer aos seus clientes e o porquê você fornece estes serviços ou produtos. 

Você pode se perguntar: 

  • Por que consideramos importante fazer isso?
  • O que esperamos mudar com nosso produto/ serviço?
  • O que nós apoiamos? 
  • Que mudanças queremos trazer?

3. Procure inspirações

Existem milhares de marcas que você pode se inspirar para criar a sua identidade visual. 

Logo, você pode procurar por empresas que trabalham no mesmo ramo de atuação que você e até empreendimentos que tenham uma missão parecida com a do seu negócio. 

Como resultado, você terá uma noção do que funciona no mercado e, a partir disso, criar a sua própria identidade.

4. Comece a construir a identidade visual 

Depois de passar por todas as etapas anteriores, está na hora de começar a construir a identidade da sua empresa. 

Logotipo: Defina uma sigla ou uma imagem que represente a sua empresa.

Fontes: Escolha duas ou três fontes complementares que passem o conceito da sua empresa. 

Cores: Utilize a psicologia das cores para definir dois ou três tons que combinem com a sua identidade.

Composições: Adicione traços, ilustrações ou símbolos que possam tornar a aparência da sua marca ainda mais interessante.

Como você quer ser reconhecido no mercado? 

Independentemente de você ter uma pequena empresa ou um grande empreendimento, é essencial apostar na divulgação nas mídias sociais e, é claro, na identidade visual do seu negócio. 

Com a ajuda de profissionais qualificados e com experiência em identidade visual para empresas, a sua marca pode se tornar referência no mercado em que você atua. 

Conte com a Gesto para obter os melhores resultados. 😉

 

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