fbpx

Blog da Gesto Marketing Digital

Entenda a importância do e-mail marketing para o seu empreendimento!

por | abr 22, 2020 | Empreendedorismo Digital, Marketing Digital

Com a expansão das mídias sociais, muitas pessoas acreditaram que o e-mail seria deixado de lado. No entanto, o e-mail marketing ainda é uma das melhores formas de construir relacionamentos com clientes e gerar vendas.

Hoje em dia é muito difícil encontrar alguém que não possua um e-mail, seja profissional ou pessoal, até porque, para criar uma conta em qualquer rede social é necessário ter um endereço de e-mail válido.

Sabendo disso, elaboramos um guia exclusivo para que você entenda o que é e qual a importância do e-mail marketing.

Boa leitura!

O que é?

O e-mail marketing consiste em criar estratégias de fidelização e gerar vendas através do contato com potenciais clientes. Nestes e-mails podem ser enviados conteúdos exclusivos, informações sobre produtos e descontos.

Contudo, para garantir o sucesso da sua campanha de marketing, você deverá saber qual é o seu cliente ideal e elaborar estratégias para que ele abra o seu e-mail, afinal, não basta produzir um conteúdo bem feito se o cliente sequer vai ler.

Como Estruturar um E-mail Marketing?

Bem, antes de sair enviando e-mails sobre produtos e promoções para a sua lista de contatos, você deve pensar em uma estratégia para atrair essas pessoas e criar uma relação com elas.

Confira a seguir um passo a passo para criar um e-mail marketing atrativo:

1º: Crie uma Persona

O primeiro passo é saber quem é a sua Persona, ou seja, o cliente ideal que você quer conquistar.

Para idealizar a sua persona da forma correta é muito importante saber qual seu ramo de atuação, idade, hábitos e até dificuldades que ela enfrenta. Assim, você terá uma noção maior de como chamar a atenção dela. Por exemplo:

Persona: Carlos tem 36 anos, é diretor de uma empresa que vende equipamentos para construção, formado em engenharia civil, viaja bastante a trabalho e procura uma agência de marketing que possa ajudá-lo a aumentar sua visibilidade na internet.

É evidente que nem todos os seus clientes terão a mesma idade, formação e hábitos, portanto, não se contenha em criar apenas uma persona ideal, tente idealizar 3 ou 4 personalidades que são o foco do seu segmento.

Para te ajudar, fizemos um template com algumas perguntas que você pode responder para criar suas personas:

 

: Assunto do E-mail

O assunto é o fator mais importante do e-mail marketing, afinal, é ele quem irá influenciar a sua persona a clicar no conteúdo. Por isso, ele deve ser chamativo e interessante, caso contrário, o e-mail será esquecido na caixa de entrada ou até marcado como spam.

Uma dica para atrair o potencial cliente é colocar seu nome no assunto, dessa forma ele irá compreender que o conteúdo foi feito especialmente para ele.

Além disso, abordar listas e comparações no título também são uma ótima maneira de puxá-lo para a leitura.

3º: Corpo do E-mail

Por fim, o terceiro passo é prestar muita atenção no tamanho do e-mail que você irá enviar para seus potenciais clientes.

Se você fizer textos muito compridos ou anexar muitas imagens a ele, a grande maioria das pessoas irá abandonar o e-mail nos primeiros segundos de leitura.

Procure se colocar no lugar da sua persona e avalie se o conteúdo é realmente interessante para ela, pois ela provavelmente não perderá tempo lendo um e-mail extenso. Faça textos mais resumidos e fique atento ao tom de voz usado, geralmente e-mails muito formais são mais cansativos de ler.

Além do mais, adicione botões chamativos ao longo do corpo do e-mail para que a pessoa possa clicar e acessar o seu conteúdo a qualquer momento.

O que não fazer no envio de e-mail marketing

Apesar das dicas anteriores, não poderíamos deixar de fora os principais erros que as pessoas cometem na hora de fazer um e-mail marketing.

Esses erros podem passar desapercebidos na hora de elaborar o conteúdo, mas causam um grande impacto nos resultados. Confira a seguir 4 coisas que você não deve fazer no envio de e-mail marketing:

E-mail só com imagens

Sabemos que o uso de templates e gráficos são muito importantes em campanhas publicitárias, no entanto, não aposte somente em imagens no seu e-mail marketing.

Com o uso cada vez maior do e-mail em celulares, a chance do navegador abrir as ilustrações são extremamente baixas, além do mais, se a internet do leitor não estiver muito boa, há chances do e-mail acabar indo para o spam.

Por isso, invista em textos curtos e com duas imagens no máximo, assim, caso as imagens não abram, o leitor ainda vai poder entender seu e-mail.

Você também pode incluir um link de visualização externa para que o conteúdo do e-mail seja exibido no navegador.

Não adicionar links

Como falamos anteriormente, o principal objetivo do e-mail marketing é gerar conversões. Mas, para que isso aconteça, não basta fazer um conteúdo bacana, também é preciso mostrar o caminho para que a sua persona chegue ao produto final!

Por isso, o uso de links ao longo do e-mail é essencial para garantir o sucesso da sua campanha de marketing. Ao adicionar palavras e botões que possam ser clicados você estará tornando muito mais simples a ação do leitor em conhecer o seu produto.

Usar listas antigas

Se você possui uma lista de contatos que não compram ou interagem com a sua marca a anos, é melhor não incluí-los nos seus envios de e-mail marketing.

Isso porque, além de correr o risco de enviar e-mails para contas que não existem mais, você poderá ser bloqueado ou marcado como spam. E isso terá um impacto bastante negativo nos resultados.

Procure limpar a sua lista de contatos pelo menos 2 vezes ao ano para ter certeza quais são os seus potenciais clientes. O melhor é ter uma lista pequena porém engajada, para que haja um retorno muito maior de conversões.

Comprar listas prontas

Ter uma boa base de contatos não é uma tarefa fácil, ainda mais quando a marca é recente e não tem tanta visibilidade no mercado.

Em razão disso, muitas pessoas preferem tomar o “caminho mais fácil”, comprando listas de contatos prontas para adicionar à campanha de marketing, mas não se engane, isso só irá afetar o seu negócio!

Além da grande possibilidade de ser marcado como spam, esses contatos não demonstraram nenhum interesse na sua marca, fazendo com que você acabe desperdiçando seus conteúdos.

Qual a importância do e-mail marketing?

Você pode estar se perguntando, mas qual a real importância do e-mail marketing para o meu negócio?

Bem, é através desse mecanismo que conteúdos relevantes são enviados, fazendo com que o usuário conheça sua marca e estabeleça um relacionamento com ela.

Apesar de existirem outras formas de se comunicar com clientes, como WhatsApp por exemplo, no e-mail marketing você consegue pôr em prática estratégias para gerar vendas e enviar alertas de promoções.

Vantagens do e-mail marketing

Entre as inúmeras vantagens proporcionadas pelo uso do e-mail marketing estão:

  • Divulgação da sua marca sem gastar muito;
  • Controle de resultados em tempo real;
  • Facilidade em se comunicar com clientes;
  • Envio de ofertas relevantes para o seu público;
  • Aumento das vendas.

Agora que você já sabe qual a importância do e-mail marketing para o seu negócio, não perca tempo e comece a fidelizar clientes hoje mesmo!

Se a sua empresa precisa de uma agência séria, comprometida com resultados e retorno do seu investimento, entre em contato conosco!

Teremos prazer de ser seu parceiro e te apresentar as melhores soluções para seu negócio. 😉

 

Precisa de ajuda para entender os resultados das suas campanhas de Marketing Digital? Clique no botão abaixo e solicite um orçamento.

Shares
Share This

Gostou deste artigo?

Compartilhe com seus amigos nas Redes Sociais.

Shares