fbpx

Blog da Gesto Marketing Digital

Inbound x outbound: Você conhece as diferenças?

por | ago 4, 2020 | Empreendedorismo Digital, Marketing Digital

 Inbound x outbound são duas estratégias de marketing bastante conhecidas e utilizadas por empresas em todo o mundo. 

No entanto, apesar de parecerem recentes, os conceitos de inbound e outbound vem sendo implementados em campanhas de vendas e prospecção de clientes há muitos anos. 

Se você está aqui, provavelmente tem interesse em saber qual é o melhor para o seu negócio, mas a verdade é que não há um vencedor.

Cada estratégia de marketing possui vantagens e desvantagens que, se combinadas, podem gerar resultados surpreendentes!

Você também pode se interessar: Entenda o que é Marketing Emocional e como ele pode aumentar suas conversões

Neste post, vamos explicar o que significa inbound e outbound marketing e como usar essas estratégias para alavancar as suas vendas. Boa leitura!

 

Conceitos de Inbound x Outbound Marketing

Tanto o inbound como o outbound são estratégias muito utilizadas. Mas, afinal, o que significam estes dois termos?

 

Inbound Marketing

O inbound marketing é uma estratégia que vem se tornando cada vez mais popular.

Isso porque, essa técnica consiste em atrair o público-alvo de forma natural, sem a necessidade de prospectar clientes novos através de canais como e-mails e ligações.

Apesar de não haver uma tradução oficial, o termo inbound marketing significa “marketing de entrada” ou “de atração“. 

Inbound na prática: Exemplo

Para que você entenda esse conceito na prática, usaremos uma situação decorrente do dia a dia como exemplo:

Dona Maria possui uma loja de roupas. Para atrair clientes, ela tem duas opções: Entregar panfletos para as pessoas na rua ou esperar que os clientes entrem na sua loja de forma natural.

Na segunda opção, temos uma atividade de entrada, onde o consumidor vai até a loja. 

Vale ressaltar que o Inbound não se trata de esperar as vendas “caírem do céu”, mas sim fornecer conteúdos e ofertas relevantes para que o cliente procure o seu negócio. 

Dessa forma, o público-alvo vai até você de forma segmentada, conhecendo a sua marca e sabendo do que se trata o seu produto ou serviço.

Assim, o contato ocorre de forma assertiva e você não perde tempo buscando pessoas que não têm interesse no seu negócio.

Outbound Marketing

Para muitas pessoas, o outbound marketing é considerado ultrapassado e não apresenta muitos benefícios. 

O motivo pelo qual o outbound é visto dessa forma, se deve ao fato de que essa estratégia consiste em ir até o cliente. Isto é, ao contrário do inbound, o outbound possui uma abordagem direta e rápida. 

O chamado “marketing de interrupção” ou “de saída” está inserido no nosso dia a dia de inúmeras formas, como, por exemplo, o telemarketing, propagandas e vendas de porta em porta.

Apesar de parecer inconveniente, essa técnica de prospecção é utilizada há décadas e, por incrível que pareça, oferece um bom retorno para os empreendedores. 

Outbound na prática: Exemplo

Sabe aquele exemplo da Dona Maria que abordamos anteriormente? A opção número 1 de entregar panfletos na rua para atrair clientes nada mais é que uma estratégia de outbound. 

Essa atividade é justamente chamada de “marketing de saída”, pois o profissional sai para prospectar. 

Entretanto, o que que muitos não sabem, é que o outbound também pode ser implementado no meio digital.

Um ótimo exemplo é o anúncio pago, que tem como objetivo captar o público-alvo em sites e redes sociais. 

Diferenças entre Inbound x Outbound

Agora que você conhece o significado dos termos inbound x outbound marketing, provavelmente já deve ter percebido a principal diferença entre as duas estratégias. 

Com o inbound, os clientes procuram o seu negócio. Já no outbound, você vai até o cliente e tenta convencê-lo a comprar. 

Mas qual a diferença dos dois conceitos em se tratando de custos, retorno e contato com o público? É isso que vamos mostrar para você agora, confira!

Custos

Entre investir em inbound e outbound, a estratégia mais em conta para atrair clientes é, sem dúvida, o inbound. 

Isso porque, ao criar conteúdos interessantes por meio de textos e posts nas redes sociais, o seu público ganhará consciência da sua marca e entrará em contato naturalmente. 

O outbound, por sua vez, é mais custoso inicialmente, devido ao alto investimento em vendedores, anúncios e propagandas. 

Retorno 

Mesmo sendo considerada ultrapassada, a estratégia de outbound ainda é uma das formas mais eficientes de gerar conversões no marketing. 

Ao contrário do inbound, que pode demorar anos para apresentar um ótimo retorno, o outbound possui uma velocidade de retorno sobre o investimento mais alta. 

Contato

No inbound marketing, o contato com o público é indireto e menos invasivo. Já no outbound o contato é feito de modo direto e interruptivo.

Inbound x Outbound: vantagens e desvantagens

 

Como mesclar as duas estratégias no seu negócio?

Como você pode ver, o inbound e o outbound apresentam características bastante distintas, no entanto, as duas estratégias apresentam um mesmo objetivo:  Atrair leads qualificados. 

Neste caso, você não precisa escolher apenas uma para implementar na sua campanha de marketing, há a possibilidade de combinar as duas estratégias!

Dessa forma, você terá resultados em menos tempo e um público segmentado. 

Lembre-se que a produção de conteúdos interessantes e os anúncios desses materiais são essenciais para que os usuários conheçam o seu negócio e tenham confiança no que você faz!

Além disso, o uso de ferramentas de captação como o RD Station podem auxiliar na hora de entrar em contato com o cliente e nutrir os usuários já existentes na sua lista de leads.

Conte com a Gesto para tornar as suas estratégias de marketing mais assertivas. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

 

Precisa de ajuda para entender os resultados das suas campanhas de Marketing Digital? Clique no botão abaixo e solicite um orçamento.

Shares
Share This

Gostou deste artigo?

Compartilhe com seus amigos nas Redes Sociais.

Shares