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Marketing digital para indústrias: 7 dicas fundamentais

por | jan 22, 2021 | Empreendedorismo Digital, Marketing Digital

O marketing digital para indústrias, também conhecido como marketing B2B (business to business), é uma ferramenta extremamente importante para garantir o posicionamento e aumentar a credibilidade do negócio nos mecanismos de busca e redes sociais. 

Essa vertente do marketing visa o fornecimento de bens e serviços para outras empresas ao invés de clientes individuais, adaptando-se a um modo totalmente inovador e diferente de vender. 

Por meio das estratégias de marketing digital, as indústrias conseguem alcançar seu público-alvo e construir um relacionamento com clientes e fornecedores.

Além disso, o marketing industrial apresenta diferenças consideráveis em relação ao marketing digital que costumamos ver. 

No entanto, o propósito e as ferramentas utilizadas no processo são os mesmos, resultando na aproximação da marca com seu público. 

Leia também: Mídias sociais para Empresas: Descubra qual a melhor opção para o seu negócio!

Neste post, vamos listar 7 dicas fundamentais para as indústrias que desejam usar o marketing digital à seu favor. Ao final do texto, você também irá ganhar um bônus imperdível! 

Boa leitura!  

 

7 dicas de marketing digital para indústrias  

 

O marketing é uma ferramenta poderosa que, se bem utilizada, pode alavancar suas vendas e expandir ainda mais o seu negócio. 

Através das estratégias de inbound marketing, é possível aumentar o conhecimento do público e estabelecer uma posição de credibilidade no ramo de atuação da sua indústria. 

Confira agora as 7 dicas que separamos para tornar a sua estratégia de marketing digital ainda mais assertiva.

 

#1 Construa uma identidade corporativa sólida 

 

Para que as estratégias de marketing digital da sua indústria sejam certeiras, é muito importante investir, antes de qualquer coisa, em uma forte identidade corporativa. 

Isto é, a missão e o propósito do seu negócio devem ser claros, evitando os clichês encontrados aos montes na internet. 

O foco do perfil da sua empresa nas mídias sociais e mecanismos de busca deve ser o diferencial do negócio. 

Se pergunte o que distingue os seus serviços da concorrência, e porquê o seu cliente ideal deve procurar a sua empresa. Foque nisso e aposte em uma identidade única!

 

#2  Segmente o seu público-alvo 

 

Uma outra dica fundamental para fazer com que a sua estratégia de marketing digital para indústrias seja assertiva, é segmentar o seu público-alvo.

Quando falamos em segmentar, nos referimos a identificar exatamente quem é o seu cliente ideal (ou persona) para conduzir as estratégias de marketing de acordo com os interesses dessa pessoa. 

Após saber exatamente para quem você está direcionando o marketing, é extremamente importante personalizar esses conteúdos. 

Ao entender as dores do seu potencial cliente, a sua equipe poderá mostrar a solução através do seu serviço ou produtos. 

 

#3 Fique de olho nas estratégias da concorrência 

 

Observar como a concorrência se posiciona na internet e os canais usados para engajar o público pode ajudar na sua estratégia de marketing digital para indústrias. 

Quais são os pontos fracos e fortes do seu concorrente? Qual a sua missão? Que promessas são feitas no marketing? 

A partir disso, você terá uma direção à seguir e seu planejamento será muito mais assertivo. 

 

#4 Mostre que o seu negócio possui expertise no assunto

 

Você pode estar se perguntando: mas como posso fazer isso? É muito simples. Ao produzir conteúdos que abordam novidades e temas relacionados ao seu segmento, tanto no blog quanto em outros canais, você estará atraindo possíveis clientes e mostrando que entende do assunto.

Contudo, é muito importante ressaltar que esses conteúdos devem estar bem escritos gramaticalmente e otimizados para o SEO. 

Isto é, adicionar palavras-chave, hiperlinks e imagens podem fazer com que a sua página seja bem ranqueada pelos mecanismos de busca.

Desse modo, é muito mais provável que o usuário contrate seus produtos ou serviços.

 

#5 Mantenha seus leads informados sobre ofertas e informações de produtos

 

O e-mail marketing é um mecanismo fundamental na sua estratégia de inbound.

Através do e-mail, você pode disparar conteúdos interessantes para sua base de contatos (leads) e atualizá-los sobre novidades do setor.

Embora muitas pessoas pensem que o e-mail já é um canal ultrapassado, é raro quem não possui. Além do mais, é uma forma de se comunicar com os clientes sem gastar muito e aumentar as vendas. 

Você pode se interessar: Entenda a importância do e-mail marketing para o seu empreendimento!

 

#6 Faça parceria com outros sites

 

Estabelecer parcerias com outras empresas é uma forma viável de expandir o seu negócio. Isso possibilita que os clientes dessas empresas tenham conhecimento sobre o seu negócio, além de garantir mais acessos nas suas páginas. 

Essa parceria pode envolver a troca de conteúdos para os blogs, redirecionando o leitor para a página do parceiro, e links distribuídos nas páginas. 

Terceiros também podem fornecer designers e outros recursos que serão úteis para manter a reputação do seu negócio.

 

#7 Otimize seus canais para que eles sejam acessíveis e responsivos

 

Por fim, a nossa última dica para que o seu marketing digital para indústrias seja mais assertivo, é tornar o seu site responsivo e acessível. 

Sabe quando você entra em uma página pelo smartphone ou tablet e, claramente, ela não está configurada para se ajustar à tela? 

Isso acontece porque o site não possui um design responsivo e, embora possa parecer uma coisa pequena, mais de 5 bilhões de pessoas usam algum tipo de aparelho de telefone no mundo todo, demonstrando que a maioria das pessoas entra pelo smartphone nos sites.

Portanto, é fundamental que o seu site esteja otimizado, afinal, ele é o centro da sua estratégia de marketing. 

 

Conclusão 

 

Se adequar ao mundo digital é imprescindível para que a sua empresa se desenvolva e estabeleça uma relação próxima com o público-alvo.

Além dessas 7 dicas de marketing, existem muitas outras que irão aumentar seus orçamentos e garantir o posicionamento do seu negócio no Google. 

Se você quiser saber mais sobre a otimização de mecanismos de busca e outras estratégias de inbound marketing, solicite um orçamento agora mesmo e ganhe 1 hora de consultoria grátis. 

Conte com a Gesto para obter os melhores resultados. 😉

 

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