fbpx

Blog da Gesto Marketing Digital

Marketing em tempos de COVID-19: Veja porque o digital se tornou indispensável

por | ago 6, 2020 | Marketing Digital

A importância do Marketing em tempos de COVID-19 é um assunto que vem sendo discutido desde o início da pandemia.

Junto com o surgimento do novo vírus, uma crise financeira se propagou ao redor do mundo, resultando em milhares de empresas fechadas e funcionários desempregados. 

Contudo, apesar da enorme onda de medo e insegurança, muitos empreendedores conseguiram se manter firmes na crise através de um advento simples e bastante conhecido: a internet.

Recorrer aos meios digitais já era um quesito extremamente importante para gerar mais resultados e, especialmente agora, o digital se tornou indispensável. 

Você também pode se interessar: Empreender durante a crise: 5 dicas para ajudar a sua empresa no período de pandemia

Hoje, vamos explicar a importância do marketing em tempos de coronavírus e como utilizar os meios digitais para fortalecer ainda mais o seu negócio.

Nesse post, você confere: 

  • Impactos do coronavírus no mercado profissional;
  • Importância do marketing em tempos de COVID-19;
  • Marketing em tempos de COVID-19: invista em técnicas eficientes;
  • Entenda as dores do seu cliente.

Boa leitura!

 

Impactos do coronavírus no mercado profissional

Antes de falarmos sobre a importância do marketing na pandemia, é fundamental entender quais foram as mudanças causadas pelo vírus e suas consequências. Vamos lá:

Para evitar a propagação do novo vírus, foram estabelecidas medidas de isolamento social no Brasil e em diversos países. 

Por conta disso, inúmeras empresas tiveram que adotar o formato home office e, em outros casos, diminuir o quadro de funcionários.

É fato que a pandemia transformou o formato de trabalho que conhecíamos, fazendo com que muitas pessoas buscassem outras maneiras de lucrar, como, por exemplo, através de plataformas de venda online. 

Para aqueles que já viam a internet como uma aliada na geração de conversões, a crise não bateu tão forte. Já para quem teve que adequar seu negócio em pouco tempo, foi mais complicado.

No entanto, essas mudanças permitiram que empreendedores do mundo todo enxergassem o potencial do marketing digital para alavancar seus resultados em meio a crise.

Agora, mais do que nunca, o marketing está sendo utilizado como uma ferramenta crucial para reerguer organizações e fortalecer empreendimentos, independente da área de atuação.

 

Importância do marketing em tempos de COVID-19

Como falamos anteriormente, durante o isolamento social, muitos empreendedores se viram obrigados a cortar gastos para manter seus negócios funcionando na crise. 

Em muitos casos, o primeiro corte foi direcionado ao setor de marketing.

Com o passar do tempo, ações como essa foram revertidas, visto que, em um período onde somos aconselhados a ficar em casa, as únicas opções de entretenimento e conhecimento são fornecidas pela internet.

Isso fez com que houvesse uma expansão dos meios digitais e, é claro, do marketing. Afinal, se você não pode vender um produto na sua loja física, a melhor saída é anunciá-lo na internet.

Nesse contexto, as estratégias e ferramentas de marketing vem ajudando milhares de empreendimentos, possibilitando que empresas se mantenham ativas mesmo na pandemia. 

Além disso, o inbound marketing tem mostrado bastante relevância nos tempos de COVID-19. 

Essa técnica consiste em atrair o público-alvo até a marca por meio de conteúdos interessantes.

Esses conteúdos podem ser matérias de blogs, posts em midias sociais e até e-mails marketing. Todas essas estratégias visam atrair clientes ideais e estreitar relações com o público. 

Em suma, o marketing em tempos de COVID-19 é visto como uma ferramenta extremamente importante, pois ela permite que empresas se mantenham de pé e fortalece o relacionamento com os clientes.

Se antes ele já era considerado importante, agora podemos ver o quanto ele é necessário.

 

Marketing em tempos de COVID-19: invista em técnicas eficientes

Para obter resultados positivos com a sua estratégia de marketing em tempos de COVID-19, é importante focar em técnicas eficientes e assertivas, visando a captação do público-alvo. 

Algumas dessas dessas técnicas incluem: 

SEO (otimização de sites para mecanismos de buscas)

O período de pandemia não modificou somente os métodos de trabalho nas empresas como, também, transformou o comportamento do consumidor. 

Essa nova forma de comprar, agora, é baseada em mais pesquisas sobre determinado produto. Afinal de contas, estamos em meio a uma crise.

Mas o que isso tem a ver com SEO? 

Bem, a otimização de sites para mecanismos de busca é a chave para garantir que, em meio às várias pesquisas feitas pelo consumidor, o seu site apareça entre os primeiros. 

Para otimizar o seu site, é preciso seguir algumas “boas práticas”, como criar títulos e descrições usando palavras-chave relacionadas com o seu negócio e utilizar ferramentas específicas para SEO. 

Acesse também: O que é SEO e como ele pode aumentar suas vendas

Mídia paga

A mídia paga é uma outra técnica que oferece resultados muito positivos. 

Isso porque, através dos anúncios feitos em sites e redes sociais, a sua marca ganha mais visibilidade e, consequentemente, gera mais tráfego.

Além disso, as mídias pagas possibilitam que os clientes cheguem até você de forma segmentada. 

Isto é, apenas pessoas que realmente tem interesse no seu negócio irão entrar em contato.

Entre os canais que você pode usar para anunciar a sua marca, estão:

  • Facebook;
  • Google AdWords;
  • Instagram.

 

Posts relevantes

Por fim, desenvolver posts relevantes pode até soar estranho, mas essa é uma estratégia fundamental para gerar resultados com o marketing digital.

Criar conteúdos que sejam interessantes para o seu público exige que você conheça as dores dessas pessoas e saiba como ajudá-las. 

Através de matérias para blog e publicações nas redes sociais, você irá mostrar para o público que tem credibilidade na sua área de atuação e, assim, conquistará a confiança dessas pessoas.

 

Entenda as dores do seu cliente 

Entender as dores do seu potencial cliente permite que você conheça as necessidades dele e direcione a sua campanha de marketing de acordo com elas.

Por exemplo, se você possui uma companhia especializada em transporte de cargas aéreo, o seu foco deve ser ajudar o cliente a realizar uma entrega de forma rápida. 

A partir disso, você pode elaborar conteúdos educativos sobre o seu ramo de atuação e oferecer os serviços da sua empresa como solução.

 

Conte com profissionais que entendem de marketing 

Para que as estratégias de marketing digital da sua empresa sejam eficientes, é muito importante contar com profissionais que entendem do assunto. 

Se você procura uma agência séria e com foco em  resultados, conheça a Gesto:

Desde 2014, a Gesto vem sendo referência no ramo de marketing digital, sendo a primeira agência focada em SEO e Google Marketing do interior do Rio Grande do Sul. 

Solicite agora um orçamento e ganhe GRÁTIS: 

  • 1 hora de consultoria;
  • Avaliação técnica do seu site;
  • Avaliação da reputação digital da sua empresa.

Conte conosco para garantir mais conversões!

 

Precisa de ajuda para entender os resultados das suas campanhas de Marketing Digital? Clique no botão abaixo e solicite um orçamento.

Shares
Share This

Gostou deste artigo?

Compartilhe com seus amigos nas Redes Sociais.

Shares