O que é SEO e como ele pode aumentar suas vendas

por | jun 26, 2019 | Dicas de SEO | 0 Comentários

Se aproximar de clientes, atrair novos leads, fortalecer o brand da marca, todas essas são estratégias utilizadas pelas empresas (além de muitas outras) para melhorar os negócios e aumentar o volume de vendas.

Existem várias formas de atuar em cada uma dessas estratégias, mas você sabia que, se tratando de negócios online, existe uma única ferramenta que pode te ajudar em mais de uma delas? É a chamada SEO, abreviação de Search Engine Optmization.

 

O que é SEO?

SEO é um termo utilizado para se referir à otimização de sites para mecanismos de buscas. De certa forma, é um conjunto de estratégias e direcionamentos que tem como objetivo potencializar a capacidade do sei site ou blog de ser descoberto pelos mecanismos de busca, como Google e Bing.

Ao utilizar as diretrizes de SEO, você pode fazer com que seu site apareça em resultados mais ao topo da lista de busca quando algum usuário procurar no Google (ou outro buscador) palavras-chaves que estejam relacionadas ao seu negócio, quando se trata de busca orgânica (e não de anúncios, que são outro tipo de estratégia).

É sempre importante ressaltar que as empresas de buscadores estão sempre modificando e melhorando seus sistemas de buscas. Isso faz com que a otimização de SEO tenha a necessidade de ser uma estratégia constante, sempre acompanhada de perto, para oferecer o melhor resultado.

 

Com o SEO, você consegue:

– aumentar o número de visitações no site

– relacionar buscas por palavras-chaves específicas com o seu produto

– melhorar seu branding

– aumentar a credibilidade e confiança do seu negócio

 

Por que é importante conhecer sobre SEO?

Estima-se que as três primeiras posições orgânicas no resultado para qualquer busca no google recebam 60% dos cliques dos usuários, sendo que apenas a primeira posição recebe 35% dos cliques. Com essa simples informação, já podemos começar a ter uma ideia do porque é tão importante para uma empresa se manter no topo dos resultados de busca. Mas concentrar um resultado tão grande de visitantes é apenas uma das grandes vantagens do SEO.

Os usuários também consideram como confiáveis e seguras as empresas que aparecem no topo das listas do Google, principalmente se essa empresa aparecer com mais de um link na primeira página. Maior confiança na marca faz com que os visitantes não apenas fiquem mais propensos a entrar em seu site, mas também a realizar a compra de um produto ou serviço de sua empresa.

A disputa por espaço na internet é acirrada, por isso, ocupar os espaços certos é uma das melhores maneiras de alavancar seu negócio.

 

Algumas dicas básicas sobre SEO

As estratégias e técnicas envolvidas em SEO são diversas, mas buscamos separar algumas das principais para você começar a otimizar seu site e melhorar seu alcance.

 

  1. Confira sua posição no Google sempre na aba anônima

Uma forma simples e rápida de simular uma busca feita por um possível lead é fazê-la na aba anônima do Google. Isso porque a ferramenta de buscas da empresa consegue aprender quais resultados você mais procura e, se você fizer a busca na aba normal, isso pode viciar o resultado. A aba anônima resolve esse problema e permite você saber o quanto precisa avançar em sua estratégia.

 

  1. Utilize ferramentas adequadas para este propósito

Existem diversas ferramentas gratuitas para ajudar você a iniciar seu projeto de SEO (e muitas outras pagas). Para quem usa WordPress, a extensão Yoast é uma delas. Você também pode aproveitar ferramentas do próprio Google, como o Google Trends, que mostra as palavras-chaves mais buscadas, e o Keyword Planner, que verifica o volume para cada palavra-chave.

 

  1. Produza conteúdo de qualidade

O Google utiliza diversas técnicas para verificar se o conteúdo oferecido pelos sites são originais, atualizados e, principalmente, de qualidade. Por isso, sempre busque oferecer as melhores informações em seus textos e mantê-los sempre atualizados com as novas tendências e conteúdo.

 

  1. Não se esqueça de um bom título

O título é o primeiro contato do usuário com o seu conteúdo, por isso procure fazer com que ele seja sempre direto e que deixe claro o tipo de informação ou dúvida que seu texto irá resolver.

 

  1. Otimize também suas imagens

Não se esqueça que as imagens que você utiliza em seu site também são consideradas pelos buscadores. Busque deixá-las sempre otimizadas, assim como você faria com seu texto. Adicione textos para descrever cada uma delas e aproveite para mostrar o visual de seus produtos.

Por Fábio Langer – Analista SEO
Estuda SEO desde 2004 já tendo participado de mais de 50 eventos e cursos na área e diversos locais no Brasil. Já otimizou mais de 100 sites e hoje é Diretor da Gesto Marketing Digital, primeira agência da Serra Gaúcha focada em SEO e Performance.

Se a sua empresa precisa de uma agência séria, comprometida com resultados e retorno do seu investimento, fale conosco, teremos o prazer de ser seu parceiro.

Shares
Share This

Gostou deste artigo?

Compartilhe com seus amigos nas Redes Sociais.

Shares