Porque meu site não aparece no Google?

por | fev 17, 2019 | Dicas de SEO, Empreendedorismo Digital, Marketing Digital | 0 Comentários

Ter o site exibido pelo Google e estar nas primeiras posições é fundamental para que sua empresa receba milhares de visitantes, gere orçamentos e vendas. Porém por muitas vezes um site não é identificado pelo Google e outros buscadores, isso gera muitos problemas pois na maioria das vezes esse é a principal fonte de tráfego na internet.

Neste artigo vamos dar diversas dicas para responder a seguinte pergunta:
Por que meu site não está sendo exibido na Pesquisa do Google?

Encontre seu site no Google:

Uma das formas de entender se seu site foi encontrado pelo Google é procurar pelo seu domínio o Google.

Ex: Digite no campo de busca http://www.seudominio.com.br

Se seu site não estiver realmente aparecendo nos resultados vamos te dar dicas importantes para você tentar entender que esta acontecendo e como você pode resolver essa situação.

Por que estar nas primeiras posições do Google é importante para sua empresa?

 

A grande maioria das pessoas se quer clicam na segunda página do Google. De acordo com estudo do Search Jornal o site na primeira posição do Google recebe 33% das visitas que são geradas, já a segunda posição recebe 18% e a probabilidade de receber visitantes só diminui das posições mais inferiores. 

Por que sites não classificam nas primeiras posições nos resultados do Google?

 

O Google é extremamente complicado, o mecanismo considera + de 200 fatores técnicos e semânticos para determinar se um site deve ficar na frente de seus concorrentes ou não.

Portanto é importante entender os motivos que impedem seu site de não estar nas primeiras posições do Google:

1. O Google ainda reconheceu meu site ( Site é novo demais );
2. Meu site não esta otimizado para mecanismos de busca, minha programação e conteúdo estão deficitários;
3. Seu mercado possui palavras-chave muito competitivas, iphone X por exemplo é uma palavra muito competitiva;
4. Seu site foi penalizado ou removido pelo Google;

Na grande maioria das vezes o principal motivo para seu site não aparecer no Google é porque ele é muito novo, ou porque a programação do seu site está impedindo que ele seja exibido.

Receber uma punição do Google é algo raro de acontecer, porém é importante conversar com um especialista para saber se isso pode ter acontecido.

Abaixo vamos detalhar as razões por que seu site não está classificado e também vamos dar dicas para que você comece a aparecer no Google.

1. Seu site é muito novo

 

Você acabou de lançar seu novo site?
Normalmente, pode demorar até quatros semanas para seu site começar a aparecer nos resultados de busca, portanto é preciso ter calma. Embora as atualizações na internet sejam muito rápidas, os índices dos mecanismos de busca podem ser muito lentos. Portanto aguarde, aguarde e estude um pouco mais sobre o Google antes de ficar nervoso.

2. Seu site não está otimizado para o rastreamento de mecanismos de pesquisa

 

Depois de ser reconhecido pelo mecanismo de pesquisa um robô é enviado pelo Google para vasculhar seu site em busca de conteúdo e programação. Esses robôs são desenvolvidos para testar seu sistema simulando as ações que um visitante faria.

Eles buscam palavras-chave, metas, conteúdo relevante, tamanho de arquivos, velocidade de carregamento, se possuí um código limpo e outros diversos fatores.

Portanto, você precisa considerar o que os mecanismos de pesquisa são extremamente exigentes.

Aqui na Gesto realizamos diariamente centenas de testes para nossos clientes para que seus sites sejam interpretados da melhor maneira possível pelos buscadores como o Google.

3. Seu mercado de palavras-chave é muito competitivo

 

Os mecanismos de pesquisa ajudam milhões de pessoas em todo mundo a navegar na Internet e encontrar conteúdo relevante em meio a bilhões de websites.

Antes de pensar em estar nas primeiras posições do Google você deve ter a certeza de que vai segmentar seu negócio em um nicho de palavras-chave menos competitivo para que você possa chamar a atenção do Google e de seus consumidores:

Ex:
Palavra-Chave: Iphone X ( Extremamente competitiva )
Palavra-Chave: Pizzaria em Petrolina ( Palavra menos competitiva )
 

4. Nem todas as palavras-chave são iguais

 

É fácil classificar palavras-chave irrelevantes, dificíl é classificar palavras lucrativas para sua empresa.

 A dificuldade é dupla, num primeiro momento entender as melhores palavras para seu negócio e depois otimizar seu conteúdo para posicionar seu site nas primeiras posições.

 Mas e como posso fazer meu site aparecer no Google?

Você quer que seu site seja classificado na primeira página, dependendo do seu negócio o ideal é contratar uma agência especializada, porém você pode tentar empregar algumas técnicas que vão auxiliar a conseguir um bom posicionamento.

Para meu site aparecer no Google o que devo fazer?

 

1. Realize uma auditoria SEO:

 

Para garantir maior sucesso no Google é necessário realizar um auditoria SEO para que você tenha uma visão clara de onde você está, e onde você pode chegar para posicionar seu site.

E isso é apenas o começo. Aprenda como fazer uma auditoria manual aqui: https://seositecheckup.com/ 

2. Adicione palavras-chave ao conteúdo do seu site:

 

 Palavras-chave podem ser compostas por um termo único ou por até uma frase curta.

Ex:
Palavra-Chave: Botas
Palavra-Chave: Botas para o Campo

No exemplo acima a primeira palavra-chave é simples, já a segunda é um termo composto, também chamadas de long tails.

Pesquise e procure entender quais são as palavras relevante para cada uma das páginas do seu site.

3. Encontre palavras-chave que sejam competitivas para o seu negócio:

 

Uma dica para você fazer essa tarefa é usar o planejador de palvras-chave do Google.

Essa ferramenta de pesquisa de palavras-chave permite que você possa avaliar a popularidade de determinadas palavras bem como o nível de concorrência de cada uma delas.

Palavras altamente competitivas podem ter milhões de sites concorrentes e empresas que estão brigando pelo topo com investimentos milhonarios.

4. Procure por backlinks:

 

Uma dica para você fazer essa tarefa é usar o planejador de palvras-chave do Google.

Essa ferramenta de pesquisa de palavras-chave permite que você possa avaliar a popularidade de determinadas palavras bem como o nível de concorrência de cada uma delas.

Palavras altamente competitivas podem ter milhões de sites concorrentes e empresas que estão brigando pelo topo com investimentos milhonarios.

5. Crie um perfil no Google Meu Negócio

 

Esta dica é para empresas que possuem atuação local na sua cidade ou região. O Google meu negócio é uma ferramenta do Google para empresas locais.

Quando você cria um perfil no Google Meu Negócio para sua empresa, você vincula seu site a uma lista de mapas. Assim quando as pessoas procuram por serviços ou produtos usando as palavras-chave do seu negócio elas vão encontrar lista do Google Maps com as empresas mais relevantes do seu bairro, cidade ou região.

6. Crie conteúdo relevante

 

Tenha um blog instalado no seu site e crie conteúdos que sejam relevantes para seu público-alvo O algoritmo do Google classifica melhor sites com conteúdo original e de qualidade.
Procure não copiar conteúdos de outros sites, isso pode até gerar penalidades do Google para o seu site.

7. Realize uma manutenção técnica do seu site

 

Seu desenvolvedor pode realizar uma avaliação técnica para que você consiga entender quais são as melhorias necessárias que vão permitir que os robôs do Google entendam melhor sua programação e classifiquem a sua empresa nas primeiras páginas dos resultados de busca.

Dica de Ouro

 

Depois de estar nas primeiras posições, é fundamental que você não pare de investir em otimização e geração de conteúdo.

Assim que você subir seu site no ranking, seus concorrentes estarão atrás de você, pesquisando suas estratégias, criando novas otimizações para tirar você do topo.

Conclusão

É fundamental para proprietários de empresas que queiram gerar negócios através da internet estar nas primeiras posições do Google. Cerca de 70% das vendas e orçamentos gerados através de sites tem como origem a busca orgãnica, ou seja, essas empresas são encontratadas por buscadores como o Google. 


Por Fábio Langer – Analista SEO

Estuda SEO desde 2004 já tendo participado de mais de 50 eventos e cursos na área e diversos locais no Brasil. Já otimizou mais de 100 sites e hoje é Diretor da Gesto Marketing Digital, primeira agência da Serra Gaúcha focada em SEO e Performance. 

Se a sua empresa precisa de uma agência séria, comprometida com resultados e retorno do seu investimento, fale conosco, teremos o prazer de ser seu parceiro.

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