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Tipos de E-commerce: 5 principais modelos e suas diferenças

por | jun 2, 2020 | Empreendedorismo Digital

Com a expansão dos meios digitais, os tipos de e-commerce vêm aumentando gradativamente. Mas você sabe realmente como esse modelo de negócio funciona?

Apesar do formato de vendas online mais comum ser o B2C (business to customer), que é totalmente voltado para o consumidor final, há diversos outros tipos de e-commerce que estão crescendo cada vez mais no mercado.

Sabendo disso, nós decidimos mostrar quais são os 5 principais modelos de e-commerce e as diferenças entre eles.  

Quer descobrir qual o melhor tipo para o seu negócio? Então continue lendo para saber!

O que é E-commerce?

O termo e-commerce, ou comércio eletrônico, nada mais é que um modelo de comércio online, onde o fornecimento de dados e transações financeiras são realizadas na Internet.

Sendo assim, essas ações podem ser feitas através de celulares, tablets e computadores, possibilitando que os usuários comprem sem precisar sair de casa. 

Principais tipos de E-commerce

Atualmente, existem diversos tipos de e-commerce que são divididos em categorias. 

Essas categorias são usadas para distinguir cada modelo de acordo com os envolvidos no processo de compra e venda:

B2C (business to customer)

Entre todos os tipos de e-commerce, o modelo B2C é o mais comum de ser encontrado na Internet.

Esse tipo de comércio virtual é constituído pela relação direta entre uma empresa e seu consumidor. 

Alguns exemplos de empresas que fazem parte do e-commerce B2C são:

  • Polishop;
  • Magazine Luiza;
  • Amazon;
  • Americanas.

Se você possui uma empresa e está pensando em aderir o e-commerce, o modelo B2C é uma ótima opção por conta do amplo mercado e diversas oportunidades de venda. 

No entanto, assim como as inúmeras possibilidades, também há uma grande concorrência neste mercado. Por isso, é fundamental que você destaque as qualidades dos seus produtos e mostre um diferencial para os usuários.

B2B (business to business)

O B2B nada mais é que um modelo de comércio virtual baseado na relação entre duas empresas. Dessa forma, os produtos e serviços são negociados através de duas pessoas jurídicas, ao contrário do modelo anterior. 

Geralmente, esse tipo de e-commerce é mais utilizado por atacadistas e produtores em larga escala, crescendo cada vez mais ao longo dos anos.

Entre os produtos que podem ser comercializados, estão:

  • Softwares; 
  • Móveis;
  • Papelaria para escritórios;
  • Aparelhos eletrônicos.

C2C (customer to customer)

O C2C é um tipo de negócio que consiste na compra e venda entre duas pessoas físicas, sem a participação de uma empresa.

Contudo, a negociação é feita geralmente por meio de um intermediador, como é o caso de plataformas e sites anunciantes. 

Entre eles, estão:

  • Mercado Livre;
  • Ebay;
  • OLX;
  • AliExpress.

Este tipo de comércio vêm crescendo cada vez mais por conta da possibilidade de anunciar qualquer produto no ambiente virtual, podendo ser artesanatos, roupas e até produtos usados.

C2B (customer to business)

Talvez você não esteja familiarizado com este modelo de comércio, no entanto, ele é um dos tipos de e-commerce mais comuns no mercado e até pode ser que você faça parte desse modelo de negócio e não saiba..

Alguns exemplos de customer to business incluem:

  • Redatores freelancers;
  • Fotógrafos; 
  • Web designers.

Estes são os ramos mais comuns que atuam no C2B, lucrando a partir de serviços prestados para empresas.

Além do mais, há sites que vendem imagens para o uso em blogs corporativos e anúncios de empresas. Como, por exemplo, os provedores Shutterstock e Adobe Stock.

B2E (business to employee)

Por fim, um dos tipos de e-commerce mais comuns é o B2E, que é baseado na relação de compra e venda entre uma empresa e seus funcionários. 

Logo, as organizações que fazem parte desse modelo de comércio virtual possuem canais para que os próprios funcionários possam adquirir os produtos e serviços da empresa.

Entre eles, estão:

  • Apólices de seguro para os trabalhadores;
  • Programas de recompensas para os funcionários; 
  • Pacotes de cursos.

Já decidiu qual o melhor modelo para o seu negócio?

Agora que você já sabe como funciona cada modelo de e-commerce e as diferenças entre eles, basta saber em qual o seu negócio se encaixa e apostar na divulgação do seu produto ou serviço.

Entretanto, para conseguir os melhores resultados, é muito importante que o seu negócio também tenha uma boa estratégia de marketing digital.

Se você precisa de uma agência comprometida e com experiência em SEO para e-commerce, conte com a Gesto para garantir o sucesso da sua empresa.

 

 

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